Conexões geométricas e pontos coloridos em um fundo branco.

Como utilizar

Descobre, de forma simples, como começar a utilizar o IAedu. Em poucos passos, poderás tirar partido de modelos de Inteligência Artificial avançados no teu dia a dia académico ou de investigação.
Passos

Antes de começares

O acesso ao IAedu está disponível para utilizadores de instituições aderentes. Se já estás aqui, é provável que a tua entidade faça parte do serviço e estás pronto para começar.

Autentica-te

Usa as tuas credenciais institucionais e faz a autenticação federada. Não precisas de criar contas adicionais.

Escolhe o teu modelo de IA

Seleciona o modelo de Inteligência Artificial (IA) que melhor se adapta às tuas necessidades.

Inicia uma conversa

Explora as potencialidades do IAedu no teu contexto académico ou de investigação.
Objetivo

Democratizar o acesso à inteligência artificial

O acesso aos diversos modelos de linguagem de larga escala de uma forma democratizada, visa capacitar estudantes, investigadores e professores com uma ferramenta para o aumento da produtividade.

Perguntas Frequentes

O IAedu permite orquestrar e utilizar diferentes modelos de Inteligência Artificial num único portal. Os utilizadores podem benificiar de chatbots com as capacidades da versão Pro de modelos de IA.

As entidades aderentes à rede RCTS poderão disponibilizar o acesso ao serviço ao seu staff, estudantes, professores e investigadores, apoiando assim projetos académicos e científicos.

Valide diretamente com a sua entidade se pertence à rede RCTS e se esta é aderente ao serviço IAedu.

O acesso à plataforma é gratuito para entidades aderentes à rede RCTS que adiram ao serviço IAedu. No entanto, está sujeito aos termos e condições do serviço, nomeadamente, uma política de utilização responsável. Essa política poderá limitar o acesso em casos de uso que prejudiquem a experiência de outros utilizadores.

Os dados não são utilizados para treinar modelos, assim como os registos e conteúdos dos utilizadores não são partilhados com os fornecedores dos modelos de Inteligência Artificial. Os inputs e outputs dos modelos são considerados conteúdos do utilizador e tratados com o mesmo nível de proteção de outros dados sensíveis, como documentos e emails.

Os modelos são, maioritariamente, precisos. No entanto, por vezes, podem inventar factos — alucinar — , revelar enviesamentos ou estar desatualizados. Deve validar sempre a informação crítica, através de fontes independentes.

Sim, os modelos são selecionados tendo em conta as tendências do mercado e atualizados segundo a disponibilidade dos mesmos no Azure Foundry AI.

Tokens são unidades mínimas de texto — podem ser palavras inteiras, fragmentos de palavra ou pontuação — que o modelo processa para compreender e gerar linguagem. Cada pedido ao modelo é contabilizado em número de tokens e o mesmo texto pode ter contagens diferentes, mediante o modelo em uso. Em média, um token equivale a cerca de quatro caracteres.